NOTA DO LUTAS SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 30/08
A autonomia universitária é o direito de auto-organização e autogestão financeira e patrimonial das universidades públicas, garantido pelo art. 207 da Constituição Federal. No entanto, no Paraná, esta autonomia vem sendo cerceada pelo Governo Estadual por intermédio de Decretos que violam este direito essencial ao bom funcionamento das universidades.
Em face da adoção dessa política de decretismo, bem como de outros fatores de má gestão do Poder Público, a Universidade Estadual de Londrina se encontra em situação de calamidade e sucateamento. Um dos principais problemas é a evidente e fatídica falta de servidores em diversas áreas, tais como RU, CESA, EAAJ, Clínica de Odontologia e outras. Além disso, a limpeza e a higiene dos espaços físicos também estão longe das condições adequadas ao uso humano. Antecipamos ainda em dizer que a terceirização não será a solução para esses problemas: queremos a valorização do servidor, e não a infiltração da precarização das relações trabalhistas na UEL.
O LUTAS LONDRINA apoia e incentiva a manifestação que ocorrerá no próximo dia 30 de agosto com a participação conjunta da ASSUEL, dos docentes e discentes. Espera-se que o Governo Estadual não tape o sol o com a peneira, não continue essa onda de decretismo e não coloque a UEL na dança das terceirizações. Precisamos valorizar a educação, os servidores, os professores e os estudantes da nossa amada Universidade Estadual de Londrina.
Governador, que tal começar cumprindo a Constituição?
Londrina, 21 de agosto de 2013.
Atenção!
Hoje (22/08/13) haverá um debate sobre a Autonomia Universitária no anfiteatro do CESA, em que poderá ser decidida paralisação das atividades da UEL para o próximo dia 30 de agosto (site do evento no face: https://www.facebook.com/events/121740767996267/.). Estaremos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário