segunda-feira, 14 de outubro de 2013

LUTAS Londrina participa de Workshop da CHOICE


O CHOICE é um movimento que visa instigar a empreendedorismo social ou, ao menos, tornar sua existência conhecida - para tanto, forma embaixadores que promovem workshops ao redor do país e competições que avaliam as melhores ideias para soluções de problemas sociais a partir da via do empreendedorismo social. O CHOICE é iniciativa da Artemisa, ONG mantida por um fundo Internacional. No dia 08/10, Jéssica Fernandes, estudante do Direito UEL e embaixadora do CHOICE, apresentou worshop a membros do Lutas Londrina.
Jéssica começou apresentando exemplos de negócios sociais no exterior e no Brasil. Um deles é a Noru, uma empresa que criou lâmpadas recarregáveis de baixo custo para pessoas sem acesso à energia elétrica que costumavam investir cerca de 40% de sua renda em lâmpadas de querosene, no continente africano. Jéssica explicou que, ao fornecer o produto em larga escala, a empresa conseguia baratear o custo da lâmpada. Além disso, a empresa gerava renda para a comunidade, pois as lâmpadas eram carregadas através de pedaladas em uma espécie de bicicleta também fabricada pela empresa que eram fornecidas a moradores da comunidade que comercializavam a recarga e garantiam assim, sua renda (praticando valores bem mais baixos que o custo das anteriores lâmpadas de querosene).
Jéssica também citou exemplos no Brasil, como uma empresa, no setor de saúde, em Fortaleza. Ela apresentou um vídeo que conta sobre a estruturação da clínica popular - o idealizador diz que, reunindo vários profissionais em um único local, era possível diminuir a representatividade dos custos estruturais dentro do preço da consulta. Diminuindo os custos estruturais e mantendo a remuneração do médico intacta, conseguiam garantir baixo custo e qualidade de serviço aos clientes.
Após apresentar mais alguns casos, como do primeiro banco de microcrédito do mundo (Índia), Jéssica passou a apontar os pontos que todo empreendedorismo social tinha em comum. São alguns deles: criatividade; objetivo de garantir a pessoas de baixa renda acesso a algum serviço de qualidade; visão negocial. Sobre esse último tópico, Jéssica explicou, citando, inclusive, teóricos, que diagnosticou-se que, diferentemente das iniciativas de ONG`s ou voluntariado, as empresas de caráter social, a medida que são a atividade principal de seus participantes, tendem a dar resultados mais satisfatórios, inclusive porque perseguem a qualidade, sob risco de perder sua clientela. Fernanda e Joyce, membros do Lutas, fizeram, então, alguns questionamentos e Jéssica se dispôs a enviar, através de e-mail, estudos acadêmicos acerca do empreendedorismo social.


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