quarta-feira, 10 de julho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE DESTINO DE PRAÇA NO JARDIM IGAPÓ

 


Audiência Pública marcada para esta quarta-feira (10/7), às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores de Londrina discutirá a construção de uma quadra poliesportiva na praça Pedro Pezzarini, localizada entre as ruas Suécia, Romênia e Hungria, no jardim Igapó (zona Sul), que há mais de cinquenta anos abriga o campo de futebol do bairro.

A audiência foi convocada pela Comissão de Educação do Legislativo que atendeu reivindicação de moradores do bairro contrários ao projeto da Prefeitura, sob a assessoria jurídica do grupo Lutas.

O projeto prevê a derrubada de inúmeras árvores decenárias para a construção de um prédio grande e coberto em ampla área verde do bairro. Importante ressaltar que, além de eliminar essa importante área, o projeto não tem o respaldo da comunidade, uma vez que a maioria dos moradores é contrária à obra.




Em reunião convocada pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias 15 e 26 de abril, com a presença de pais de alunos da Escola Maestro Andrea Nuzzi e participação insignificante dos moradores do bairro, restou deliberada a construção de uma quadra poliesportiva com recursos do governo federal, para suposta utilização dos alunos (6 a 10 anos) da referida escola de ensino fundamental.

Ocorre que a reunião convocada foi divulgada apenas para os pais dos alunos, dentre os quais pouquíssimos residem no bairro Jardim Igapó, desconsiderando a comunidade do bairro como um todo, principalmente os usuários da praça Pedro Pezzarini.

O espaço da praça destinado à construção da quadra é utilizado há mais de 50 anos para a prática de futebol entre os moradores do bairro e de outras regiões de Londrina, abarcando mais de 6 times, árbitros e torcida. Ou seja, aos finais de semana, cerca de 150 pessoas utilizam o espaço.


O espaço é historicamente utilizado pela comunidade. Os adolescentes, crianças, aposentados, mulheres e homens do bairro também precisam do espaço. É lá que a comunidade se comunica, se confraterniza, relaxa do estresse semanal.

A comunidade já protocolou requerimento na Prefeitura, no qual questiona a construção da quadra e indaga sobre a manutenção e limpeza do espaço, bem como sobre a vigilância e segurança do local. Além dessa medida, moradores também apresentaram uma denúncia na Central de Atendimento ao Cidadão, do Ministério Público do Estado do Paraná, no início do mês de maio.

Foram convidados para a Audiência moradores da região; representantes das secretarias de Educação e do Ambiente; Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi; Ministério Público; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL); Fundação de Esportes de Londrina (FEL); Conselho Municipal do Ambiente (Consemma); entre outros. 


O evento é aberto à participação de toda a comunidade, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br. O grupo Lutas convida você a participar também!


Mais informações: http://www.jornaluniao.com.br/noticias.php?noticia=MjU0NTU= 

Nenhum comentário:

Postar um comentário